Não são raras as vezes em que vendedores desaparecem na hora de atender a alguma troca de cliente.
O que muitos não percebem é a grande chance de fidelizar o cliente naquele momento de devolução do produto, e de quebra ainda é possível converter essa situação em uma excelente venda…
Vendedores geralmente têm medo de “perder a vez”, pois, ao atender a uma troca, o próximo na fila de atendimento pegaria o lugar dele… blá blá blá!
Para isso realmente impactar nas vendas, esse vendedor precisaria apresentar uma excelente taxa de conversão, mas sabemos que geralmente essa conversão não é tão boa assim.
Exceto no período pós-natalino, aonde mais trocas podem mesmo surgir, a quantidade de devoluções diariamente é pequena, se comparada ao volume de atendimentos considerados convencionais.
Por isso, uma troca ou outra não mata ninguém! Vale a pena dar aquela atenção especial também nesses casos de atendimento.
Sejamos francos: é só um cliente chegar com uma sacola na entrada da loja, que os vendedores milagrosamente evaporam…
É bacana pensar diferente: a troca é uma oportunidade para aumentar a SUA carteira de clientes, ou seja, esse cliente será mais um potencial comprador, que pode procurar especificamente por você numa próxima visita, mesmo que você não esteja na “vez”.
Muitas pessoas reclamam de fraco movimento, que não têm clientes suficientes, ou que muitos são “laranjas”… mas se um cliente está trocando um produto, ele tem condições de comprar de novo, pois ele já comprou, ou ao menos ganhou presente da sua loja!
SEJAM OTIMISTAS, E TENHAM FORÇA DE VONTADE NA VENDA!
FORÇA EM TODOS OS ATENDIMENTOS!
ESSES CARAS VÃO PROCURAR VOCÊS DE NOVO SE FOREM BEM ATENDIDOS!
VAMOS PRA CIMA DELES VENDER MUITO!