Lembrei de uma apresentação da www.bizrevolution.com.br que havia estudado há um tempo atrás que deu a inspiração para o post!
Conhecemos os 4 P´s pilares do marketing levantados por P. Kotler Propaganda, Praça, Produto e Pessoas. E o preço conta?
O preço um argumento comum entre os vendedores no feedback. O preço  é o vilão, a desculpa, a causa ou o sucesso.
Ao definir o preço o gestor pensa direto no custo, no giro e na cobertura de estoque. Mas peralá, são estes os únicos fatores?
Como está a concorrência direta e indireta?
Como está a expectativa do cliente para o produto?
Como o produto está no mercado em disponibilidade?
Quais os diferenciais matadores?
Podemos levantar mais 100 variáveis para avaliação, o preço não pode ser calculado com base simplesmente no custo. Esta avaliação prévia feita pela Gestão deve ser transmitida para o corpo de vendas que por ser o termômetro do mercado vai ajudar a desenvolver dando um feedback CONTRUTIVO, abaixo o desculpômetro, feedback precisa vir com a solução.
O preço influência, e está ligado diretamente a lucratividade do negócio. Hits e diferenciais devem ser observados aproveitando as grandes margens para dar fôlego para o negócio.
Vender não basta se não houver rentabilidade, o esforço para encontrar a storytelling que criará desejo em um produto é infinitamente menor que outras ações que impactam na lucratividade (Redução de custo, etc.). Aumente 1% os preços e tenha até 30% de aumento na lucratividade, reduza 1% do custo e ganhe 2-5%.
Pense nisso!
Assista a apresentação!
Como Definir Preços De Maneira Inteligente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.