Esta expressão do título do artigo é literal e não no sentido figurado. Nós, como caçadores coletores formos feitos para ficar em movimento, só que a cultura ocidental sedentarizou os trabalhadores pedindo que eles fiquem de 9 a 10 horas sentados, depois eles vão para casa e ficam no sofá por mais umas 4 ou 5 horas. Só pode dar errado!
A verdade é que o exercício otimiza as funções cerebrais, inclusive a criatividade, pois aumenta a oxigenação do cérebro. Sentimos-nos bem quando bombeamos sangue para este órgão que o faz funcionar melhor.
Com as longas jornadas de trabalho e a quantidade de tecnologias que nos faz ficar parados atrapalha a nossa natureza de caçador coletora que está enraizada há milhares de anos. Como nós nos adaptamos a um ambiente em constante mutação ao longo dos últimos meio milhão de anos, nosso cérebro evoluiu o pensamento e a necessidade de aprimorar as habilidades motoras. A fim de sobreviver no longo prazo os nossos ancestrais tinham que usar sua inteligência para encontrar e armazenar alimentos e muitas vezes iam longe para achar a caça. Relação entre a atividade física e a aprendizagem é hardwired nos circuitos do cérebro. Caráter sedentário da vida moderna é uma interrupção da nossa natureza, e representa uma das maiores ameaças à nossa sobrevivência.
Fundamentalmente a cultura ocidental trata o corpo e a mente de maneira separada, mas a segunda nada mais é que o processamento químico no cérebro. A mente é um produto da ação cerebral que está ligado ao organismo. Osneurocientistas descobriram nos últimos anos uma relação intima e fascinante biológica entre o corpo, o cérebro e consequentemente a mente.
Para manter nossos cérebros com desempenho máximo, os nossos corpos precisam trabalhar duro e os exercícios ajudam na aprendizagem que também se processa no cérebro; ajuda a ansiedade, melhora o humor e também a atenção. Além de tudo isso o movimento protege contra o estresse e reverte alguns dos efeitos do envelhecimento no cérebro, e em mulheres pode ajudar a evitar os efeitos por vezes tumultuosas de alterações hormonais.
Sempre que caminho ouvindo podcasts sobre neurociências comportamentais tenho ótimas ideias, gravo no meu smart fone enquanto me exercito, e então vou criando artigos, inclusive este que você está lendo agora e até capítulos de livros que escrevo.
A tecnologia wireless veio para ajudar a nos manter em movimento, sem ter que ficar preso a algum lugar, é por isso que faz tanto sucesso em vendas, pois nos torna livres, sem termos que ficar presos a uma tomada. Podemos andar e falar ao telefone celular, por exemplo, podemos pedalar em bicicletas ergométricas com nosso Ipad em mãos.
Portanto, aqui vai o conselho: se sua empresa está com baixa produtividade, bote os colaboradores para correr, literalmente. Crie reuniões móveis ou para ficar mais chique “móbile meeting”, isto é, durante o horário de trabalho, faça as reuniões com todos caminhando e trocando novas ideias ao ar livre. Estes grupos móveis podem ser muito produtivos, estratégicos e também criativos, trazendo soluções inéditas, pois seus cérebros, quando em movimento, estão recebendo muita oxigenação. Caso não consiga, pague uma academia para o seu colaborador. Ele ficará feliz e produtivo.
Caçávamos em movimento e não ficávamos dentro da caverna o tempo todo e isso está gravado em nosso cérebro. O Grupo Pão de Açúcar já percebeu isso e incentiva os seus colaboradores a participar de treinos de corrida. Já é um começo bacana.
Por Pedro Camargo de Biologia do Comportamento do Consumidor
Relacionado