O varejo ainda é muito refém de sazonalidade, com um agravante: A maioria dos varejistas desconhece que é seu shopper. E lógicamente depender de fluxo, sabendo que o “share of wallet” do brasileiro não é planejado e não ter relacionamento com o cliente; é a mesma coisa que entrar no mar de canoa, sem remo e sem vela esperando chegar no caribe! Se você tem um objetivo SAIA DA DERIVA, foque nas ações, REME pra chegar lá!
Anuncie Mais
A coca cola é a marca mais lembrada no mundo inteiro, ela tem uma “gordurinha marketing”, se você não é a coca cola não pode parar nunca com a publicidade. Reduzir custo em marketing é estupidez.
Aumentar os esforços de marketing durante os períodos mais lento de vendas, porque há mais concorrência e menos dinheiro no mercado. Abuse das redes sociais e da internet é o melhor custo beneficio. Se ficar dentro do orçamento, considere mídias tradicionais: anúncios em jornais, revistas, publicações especializadas e outras formas de marketing.
Gerar um Buzz
Sempre que algo digno de sair na mídia acontece dentro de sua empresa, mande um comunicado de imprensa para os veículos de comunicação, mande pra todas possíves. A idéia é pegar qualquer cobertura livre possível. Se envolva com os eventos da comunidade ou por uma causa (ex. sustentabilidade).
Examine sua estratégia de preços
Ao comprar e precificar os produtos esqueça o custo, pense no valor que o produto tem para o consumidor. O produto tem que ter uma boa margem pelo VALOR não pelo custo.
Ex. 2 camisetas tem o mesmo custo, mas uma é edição limitada, o preço final DEVE ser diferente, aumente o lucro agregando valor, não cortando custo (copinhos de plásticos, verba de marketing, etc.)
Ponto de Vendas
Aproveite o PDV e crie desejo, use estratégias de merchandising. Aumente as oportunidades de venda por impulso colocando produtos em destaque:
(1) Use técnicas de ILUMINAÇÃO.
(2) Abuse da VITRINE.
(3) Conte uma HISTÓRIA com os produtos.
(4) Pense no fluxo e nas OPORTUNIDADES de promover produtos na exposição.
(5) 5 SENTIDOS: tenha um aroma próprio, tenha um playlist adequado, deixe tudo impecável, fale do toque e da sensação dos produtos e escute o que o cliente tem a dizer.
Escute
Conecte-se com o cliente: Excelência e Serviço Premium é a chave para aumentar as vendas. Ouça o seu cliente para entender suas necessidades e desejos. Não desenrole 50 argumentos jabá sobre seu produto. Depois de escutar eduque-o sobre os produtos, com base nas informações que ele passou.
Pós Venda e Relacionamento
Case com os clientes. Tenha programas de fidelização, cartões de desconto, vendedores com agenda e se relacione. Comunique sem vender ou promover, torne o cliente um fã do seu negócio.
Saia deriva! Arrebenta!