Campanhas de Marketing multicanal

20121020-173149.jpg

Pesquisa revela que campanhas de marketing expostas simultaneamente em diversos canais têm maior alcance. Um exemplo disso é que 66% dos americanos usam seu laptop ou desktop, enquanto 49% usam seu celular com acesso à web. Por outro lado, se a atenção está fragmentada, é mais difícil ser lembrado. Portanto, uma das razões lógicas é alcançar o melhor resultado, combinando os canais dentro de uma proposta multicanal.

Quando o assunto é multicanal, leva a melhor a campanha de marketing que aproveita ao máximo os hábitos de consumo de mídia dos consumidores. É o que revela um estudo divulgado pelo eMarketer.

De acordo com o site, as mudanças ocorridas com a proliferação de mídias obrigou as marcas a reavaliar suas campanhas de marketing nos diversos canais. O objetivo, lógico, é alcançar um melhor resultado, combinando canais numa proposta multicanal. Entra na conta também os múltiplos artefatos tecnológicos usados para acessar estes canais como tablets e smartphones. TV, mídia impressa e radio, segundo o eMarketer, não são mais os únicos usados para “exposição de massa”.

“A proliferação de aparelhos digitais e canais dão aos profissionais de marketing outras maneiras de chegar até a audiência pretendida”, explica Lauren Fisher, analista do eMarketer. “Essa tática multicanal de publicidade tem se tornado cada vez mais comum, por isso a atenção do consumidor está mais seletiva. Não basta chegar até ele, é preciso ter uma mensagem pertinente e que ela ressoe pelo público”, diz.

Uma pesquisa americana de 2011 feita pelo Yahoo! revelou que, diariamente, enquanto assiste TV, 66% dos americanos usam seu laptop ou desktop; e 49% usam seu celular com acesso à web.

Se a atenção está fragmentada, é mais difícil ser lembrado. Foi isso que uma pesquisa da Nielsen atestou: metade dos americanos lembravam de um comercial de carro exibido durante um intervalo de TV. Mas quando o mesmo anúncio foi exibido em telas múltilplas (TV, computador, celular e tablet), esse percentual pulou para 74%, com um índice de recall de 48%.

“Construir uma campanha multicanal de sucesso requer uma escolha inteligente de canais que permita à marca alcançar e engajar consumidores”, ressalta Lauren. “Sabemos que combinar canais digitais à mídia de massa resulta em uma maior penetração”.

Escrito por Ticiana Werneck Portal noVarejo

The following two tabs change content below.
Idealizador da Escola de Varejo. Acredita que empreender está ligado com a atitude e não com a teoria. Autodidata, estuda profundamente Técnicas e Métricas de Marketing e Vendas, encontrando teorias e referencias em todos os tipos de ambientes, de Restaurantes a Igrejas. Acredita que tudo pode ser medido e deve ser aprimorado. Rain Man por natureza, Capitalista Worklover de coração e alma. Apaixonado por tecnologia e conceitos 2.0!