4 ferramentas essenciais para multiplicar suas vendas usando a Base (CRM)

Ao fazer uma compra em uma loja geralmente na hora do pagamento o caixa pergunta “Posso fazer seu Cadastro” e você pela décima quinta vez fornece os 50 itens que o infeliz pergunta, mesmo falando seu nome novamente pela terceira vez já que o Vendedor Comodity que te atendeu se esqueceu e já foi atender outro cliente, afinal você foi buscar apenas um par de meias…. logo então não mereceu a atenção dele, (mesmo possuindo um cartão sem limite) o vendedor nunca ia imaginar, afinal mal perguntou seu nome!

Depois disso você vai pra casa e eventualmente recebe alguma promoção massificada por email da Loja e acaba colocando pra SPAM porque não é de seu interesse promoção de cosméticos.

“O varejo não conhece seu cliente, as marcas e lojas não tem um relacionamento aberto e multicanal. Os bancos de dados são usados raramente e a maioria é propaganda massificada, sem direcionar a comunicação pro perfil correto.”

20% dos vendedores do varejo são vendedores de fato, mantem relacionamento com o cliente e formam sua cartela fiel. Estes ganham muito bem (vendedores do varejo chegam a ganhar mais R$7000,00 por mês).
O resto segue o roteiro Comodity, não gosta do que faz ou esta cansado de trabalhar final de semana e atende como na história do inicio do artigo. As empresas perdem, o consumidor perde, o vendedor perde.

O maior culpado são as empresas que não treinam da forma correta suas equipes, é essencial a participação e boa vontade de todos em coletar todos os dados do cliente, o CRM no varejo é a maior joia da empresa, mas não basta coletar formar o CRM, as empresas também não usam da maneira eficaz as ferramentas que existem, vemos muitos Outdoors fortalecendo a presença de marca e quase nenhuma campanha de marketing inbound que é direcionado no perfil e é um trabalho feito com CRM.
Apresento nesse post 4 ferramentas essenciais para aumentar a venda trabalhando marketing inbound fortalecendo a base de CRM e direcionando (usando de verdade o banco de dados CRM) a comunicação para eles, os clientes recorrentes que são os responsáveis por mais de 60% do faturamento fixo das empresas no varejo.

1) Vendedor 2.0 – O vendedor deve criar uma carteira de clientes e manter relacionamento independente da empresa, esse trabalho fortifica a relação com laços “de verdade” do vendedor e da empresa.
O vendedor 2.0 deve usar todos os canais para manter esta relação de verdade.

2) Plataforma do E-GOI – Email Marketing

3) Plataforma do E-GOI – Mobile Marketing

4) QR code direcionando as Redes Sociais – A rede social é a extensão da vida das pessoas, abra o canal, escute as opiniões e se relacione com seus Clientes.

 

 

The following two tabs change content below.
Idealizador da Escola de Varejo. Acredita que empreender está ligado com a atitude e não com a teoria. Autodidata, estuda profundamente Técnicas e Métricas de Marketing e Vendas, encontrando teorias e referencias em todos os tipos de ambientes, de Restaurantes a Igrejas. Acredita que tudo pode ser medido e deve ser aprimorado. Rain Man por natureza, Capitalista Worklover de coração e alma. Apaixonado por tecnologia e conceitos 2.0!